proa-residuosproa-residuos

Empresa de Coleta de Resíduos, como contratar?

Tendo em vista todas as exigências, normas e legislações que envolvem o gerenciamento de resíduos, de sua geração à destinação final, é de fundamental importância que empreendimentos industriais, serviços de saúde, construtoras, entre outros, contem com uma empresa de coleta de resíduos.

A necessidade de se contratar uma empresa de coleta de resíduos se dá por todos os cuidados que se deve ter com esse material durante o transporte e demais etapas, até a destinação final. Mais que isso, uma empresa de coleta de resíduos qualificada pode orientar quanto à maneira adequada de acondicionamento dos detritos, o que garante a otimização da coleta, além do bem-estar e segurança das pessoas, ao evitar a contaminação por contato, impacto visual, incômodo olfativo, proliferação de insetos e animais peçonhentos.

Há outras questões ainda, como a documentação necessária e a qualificação do motorista que trabalhará com o transporte, que deve ter o curso de Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (MOPP), que tornam a contração de uma empresa de coleta de resíduos uma tarefa que deve ser bem analisada, evitando contratação de empresas despreparadas.

Uma empresa de coleta de resíduos precisa contar também com uma frota de veículos adequados para o transporte desse material, com emplacamento e kit de segurança, além de possuir equipamentos específicos que evitam o risco de vazamento em vias públicas e, assim, impossibilitam a contaminação de pessoas, animais e do meio ambiente.

hawcomunicacao
About hawcomunicacao

No Comments

Leave a Comment

 

Você sabe o que é MTR?

O Manifesto de Transporte de Resíduos – MTR – é uma ferramenta utilizada para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, do Ministério do Meio Ambiente. O
MTR é importante para conhecer e monitorar a destinação do resíduo, desde a geração até a destinação final. Além disso, controla a forma adequada do transporte entre gerador e receptor e o encaminhamento para locais licenciados.

É fundamental que a geradora de resíduos realize a emissão do MTR, pois ela é considerada responsável por todas as etapas do gerenciamento. O descumprimento das leis e normas acarreta em infrações administrativas e crimes ambientais, levando a multas e embargos. Veja a normativa completa Aqui